EDITAL PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NO
II CONGRESSO MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE DO AGRESTE
TRABALHOS APROVADOS EM DOWNLOADS
1 CONSIDERAÇÕES GERAIS
1.1 Serão aceitos para submissão trabalhos inéditos, em forma resumo, desde que se enquadrem aos eixos temáticos do evento;
1.2 A submissão será facultada apenas aos congressistas que já estiverem regularmente inscritos no evento e com inscrições pagas.
1.3 O envio de qualquer trabalho implica automaticamente na cessão dos direitos autorais aos organizadores do Congresso;
1.4 A publicação de resumos/artigos nos Anais do Congresso não implica em remuneração aos autores;
1.5 Os resumos/artigos assinados serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião dos organizadores do Congresso.
2 PROCEDIMENTOS E PRAZOS PARA ENVIO DOS RESUMOS
2.1 A submissão dos artigos será realizada via e-mail: ana.tereza@mauriciodenassau.edu.br de acordo com a área de conhecimento e eixo temático escolhido pelo autor, no momento do envio do e-mail o autor principal deve realizar o envio e escrever na parte assunto: RESUMO PARA SUBMISSÃO;
2.2 Todos os trabalhos submetidos e aprovados serão apresentados no formato pôster.
2.3 O prazo final para submissão dos resumos será até 19 de Maio de 2019;
2.4 Os resumos que não estiverem formatados de acordo com as normas de formatação conforme disponibilizadas no site serão imediatamente recusados. A seguir, as principais informações:
- Título: até 20 palavras (letras em caixa alta, maiúsculas e negrito). Fonte: arial 11;
- Autores: até 5 autores, todos inscritos no evento (sem negrito). Fonte: Arial 11, recuado à direita. Indicar o autor apresentador em negrito;
- Instituição de origem (sem negrito). Fonte: Arial 10, centralizado;
- Tamanho: mínimo de 400 e mínimo de 500 palavras;
- Conteúdo: introdução, objetivos, metodologia, resultados e disussão, conclusão. Essas palavras devem estar destacadas em negrito no texto;
- Fonte: Arial 11, com espaçamento 1,5 e sem parágrafos;
- Inserir três palavras chaves logo a abaixo do texto do resumo;
- Se for o caso, acrescentar o apoio institucional na última linha do resumo.
Obs. O anexo 1 apresenta um modelo de resumo.
2.5 A inclusão do trabalho na programação do Congresso e a publicação do resumo nos Anais ficam condicionadas a:
- a) Aprovação do trabalho pela Comissão Científica do Congresso.
- b) Apresentação do pôster por, pelo menos, um dos autores, nas datas e horários previamente divulgados.
2.6 Os trabalhos aprovados para apresentação na forma de pôster serão divulgados no dia 20 de maio de 2019, no site do congresso.
3 AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
3.1 A Comissão Científica avaliará os resumos observando os seguintes pontos:
- a) Vinculação do tema ao eixo temático escolhido;
- b) Problematização e justificativa apresentadas de forma clara e bem definida;
- d) Se a conclusão do texto responde adequadamente ao problema e atinge os objetivos propostos;
- e) Adequação às normas de formatação propostas.
4 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
4.1 Os grupos e locais específicos de apresentações serão informados durante o evento;
4.2 As apresentações na forma de pôster dos resumos aprovados pela Comissão Científica terão duração de até 10 minutos por trabalho. O pôster deve ter 120cm de altura por 90cm de largura. A confecção do pôster deverá conter as informações: Título do Trabalho; Autores; Três Palavras-chave; Introdução; Objetivo, Metodologia; Resultados e Discussão, Quando Aplicados; Conclusão e Referências Bibliográficas. Todos os pôsteres serão avaliados presencialmente pela Comissão de Avaliação.
4.3 O Certificado de apresentação de trabalho somente será entregue ao (s) autor (es) que efetivamente apresentar (em) o trabalho no II CONGRESSO MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE DO AGRESTE. A entrega será efetuada ao final da seção de apresentação de todos os trabalhos.
4.4 É necessária a assinatura (legível) na lista de presença, após a apresentação do trabalho.
5 PREMIAÇÃO
5.1 No máximo os 10 melhores trabalhos apresentados no II CONGRESSO MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE DO AGRESTE, serão premiados com certificado. A Comissão Organizadora será responsável por divulgar a lista dos 10 melhores trabalhos até o dia 30 de maio de 2019.
- CASOS OMISSOS
6.1 Casos omissos neste Edital serão devidamente analisados e resolvidos pela Comissão Organizadora do evento.
Quebra de Página
ANEXO 1: MODELO DE RESUMO
USO DA TOXINA BOTULÍNICA EM APLICAÇÕES ESTÉTICAS
Letícia Maira Gonçalves¹;
Mabelly Santos Oliveira²;
Moádja Gardêya Pereira³
¹ - Discente Biomedicina Universidade de Guarulhos;
² - Discente Biomedicina Universidade Mauricio de Nassau;
³ Docente de Biomedicina da Universidade Mauricio de Nassau
Introdução: A toxina botulínica é uma neurotoxina isolada e purificada da bactéria Clostridium botulinum, que causa o botulismo, doença conhecida desde a época do império Romano como o “veneno da linguiça”, produz uma toxina que causa paralisia de diversos órgãos e em alguns casos podendo ser fatal. Esta produz sete diferentes sorotipos, sendo á mais conhecida a toxina tipo “A”. Ação da toxina se dá pelo bloqueio de liberação da acetilcolina na junção neuromuscular desencadeando um processo de inatividade muscular , ou seja, um relaxamento temporário do músculo. Este procedimento estético e terapêutico vem sendo um dos métodos mais realizados no Brasil. Sua administração é por via intramuscular. Tem como objetivo paralisar temporariamente o músculo que causa a ruga de expressão. Obejtivo: Descrever o principal uso relatado na literatura de uso para fins estéticos da toxina botulínica. Metodologia: O método utilizado para esse estudo foi revisão bibliográficas de literatura com bases em pesquisas, e artigos científicos publicados em 2008;2009;2013;2014;2015 e 2016. Resultados e Discussão: Pode-se observar que a toxina botulínica sozinha ou associada a outras técnicas possui considerável avanço na medicina estética apresentando resultados eficazes no tratamento de assimetrias faciais, marcas de expressão, hiperidrose nas mãos, pés, axilas, face e região inguinal e em tratamento de sorriso gengival. Ação da toxina se dá pelo bloqueio de liberação da acetilcolina na junção neuromuscular desencadeando um processo de inatividade muscular , ou seja, um relaxamento temporário do músculo. Este procedimento estético e terapêutico vem sendo um dos métodos mais realizados no Brasil. Sua administração é por via intramuscular. Tem como objetivo paralisar temporariamente o músculo que causa a ruga de expressão. Conclusão: No rejuvenescimento a TBA pode atenuar rugas frontais, estabilizar a ponta nasal, rugas peribucais, rugas mentais, lábios caídos, rugas glabeláreas, e orbitarias laterais “pés de galinha” elevação de sobrancelhas, rugas periorbitais, rugas nasais, bandas plastimais e rugas encontradas no colo, melhorando a qualidade de vida de seus usuários.
PALAVRAS-CHAVE: Toxina botulínica. Rugas de expressões. Estética