IX CODS - COLÓQUIO ORGANIZAÇÕES, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE.
De 28/08 até 31/08/2018
Estudante
Profissional
Até 27/08/18
R$ 140,00
Até 27/08/18
R$ 240,00

....

....

EDITAL PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

IX Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade - CODS

&

II Congresso Brasileiro de Gestão - CBG

 

 

1 CONSIDERAÇÕES GERAIS

 

  • Serão aceitos para submissão trabalhos em forma artigo, desde que se enquadrem aos eixos temáticos do evento;

 

  • Cada autor pode submeter até dois trabalhos por eixo temático;

 

  • Em caso de coautoria, cada coautor pode participar de até dois artigos por eixo temático.

 

  • Na hipótese de coautoria, o autor e coautores, inclusive professor(es) orientador(es), terão direito aos certificados e a participação no Colóquio e Congresso desde que tenham feito suas devidas inscrições no evento.

 

  • A submissão de artigo implica automaticamente na cessão dos direitos autorais aos organizadores do evento;

 

  • Os conteúdos dos trabalhos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo em nenhuma hipótese a opinião dos organizadores do Evento.

 

2 PROCEDIMENTOS E PRAZOS PARA ENVIO DOS ARTIGOS

                                                                                                                                             

2.1 A submissão dos artigos será realizada no site a seguir discriminado de acordo com os eixos temáticos dispostos:

 

http://revistas.unama.br/index.php/coloquio/index

 

 

2.2 EIXOS TEMÁTICOS:

2018_EIXO 1: Gestão Pública, Transparência e Desenvolvimento

O objetivo deste eixo temático é discutir a administração do Estado e a gestão pública na sua concepção e ação para promoção do desenvolvimento dentro do debate contemporâneo de participação ativa da sociedade civil. Neste contexto, busca-se discutir a descentralização, espaços deliberativos, governança pública, transparência, governo aberto, coprodução, coplanejamento, cogestão, coavaliação, accountability e gestão social.

Editores: Raoni Fernandes Azerêdo (UFOPA); Luciana Ferreira (UNAMA); Yana Sousa (UFRA)

 

 

 

2018_EIXO 2: Práticas de Gestão Organizacional

Este eixo debaterá práticas de gestão realizadas por organizações privadas, públicas e do terceiro setor que se relacionem com aumento de competitividade, melhorias de desempenho e reposicionamentos institucionais, respectivamente. O foco do debate são as práticas intraorganizacionais, considerando os modelos de gestão e os ambientes institucionais local, nacional e internacional. Neste eixo estão envolvidos estudos sobre regulação, ISO, gestão de cadeias de suprimentos, responsabilidade social e ambiental, certificações e compliance e outros temas afins.

Editores:  Leila Márcia Elias (NAEA/UFPA e UNAMA); Sérgio Gomes (UNAMA)

 

 

 

2018_EIXO 3: Relações Sociedade, Estado e Mercado para o Desenvolvimento

Este eixo discutirá trabalhos que abordam as diversas formas de relações entre Sociedade, Estado e Mercado para o Desenvolvimento. Neste caso, construção, gestão, acompanhamento e avaliação de políticas públicas, programas, projetos e ações públicas com vistas ao desenvolvimento e que envolvam relações entre atores de dois ou mais setores. São bem vindos trabalhos que discutem participação, parceria, cooperação, conflito, concertação e governança nos diversos tipos de recortes territoriais, tais como: região, município, cidade, urbano, rural, bacias hidrográficas e áreas protegidas, dentre outros.

Editores: Herbert Andrade (UFRA); Rodolpho Bastos (NUMA/UFPA)

 

 

 

2018_EIXO 4: Estratégia e Gestão de Organizações do Terceiro Setor e Universidades

O foco deste eixo é a discussão das estratégias das organizações do terceiro setor e universidades para o alcance de seus objetivos institucionais considerando a velocidade das transformações sociais e ambientais do mundo contemporâneo. Busca-se debater estratégias intra e interorganizacionais, construção de redes, parcerias público-privadas, mudanças legislativas e modelos de gestão.

Editores:  Fabricio Borges (UNAMA); Fernando Antônio Palácios (UNAMA)

 

 

 

2018_EIXO 5: Gestão Urbana e do Meio Ambiente

Serão recebidos nesse eixo temático trabalhos que discutam especificamente questões relacionadas à gestão urbana em sua interface com o meio ambiente, tais como: políticas públicas ambientais urbanas, direito à cidade, estatuto da cidade, bens comuns urbanos, planos diretores urbanos, cidades justas e sustentáveis, gestão da água nas cidades e no meio urbano, gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana, ecourbanismo, gestão de parques, pobreza e meio ambiente urbano e outros temas correlatos.

Editores: Leonardo Bello (UNAMA);  Ronaldo Mendes (NUMA/UFPA);  Bruno Vieira (UNAMA)

 

 

 

2018_EIXO 6: Arranjos Produtivos e Desenvolvimento da Amazônia

Este eixo toma como base territorial de discussão a Amazônia e os arranjos produtivos existentes e/ou em construção para o desenvolvimento da região. Neste incluem-se o turismo em suas diversas abordagens, o aproveitamento dos recursos naturais e da biodiversidade regional, gastronomia, madeira, mineração, pecuária e produção agroextrativista.

Editores: Cyntia Meireles Martins (UFRA); Regina Cleide Teixeira (UNAMA)

 

 

 

2018_EIXO 7: Jovens Pesquisadores

Esse eixo temático receberá artigos de jovens pesquisadores, sobretudo de estudantes de graduação, iniciação científica, especialização e de mestrado em estágios iniciais que tenham trabalhos que apresentem resultados de pesquisa dentro dos escopos estabelecidos nos eixos temáticos 1, 2, 3, 4 e 5.

Editores: Mauro Margalho Coutinho (UNAMA); Carla Noura Teixeira (UNAMA)

 

2.3- O prazo final para submissão dos artigos será 22/06/2017;

 

2.4 Os artigos deverão seguir as seguintes normas:

 

- O artigo deve ser original e pode ser apresentado em português, inglês ou espanhol;

- Serão admitidos no máximo quatro autores por trabalho;

- Não deverá conter a identificação do(s) autor(es), tanto no corpo do texto como nas propriedades do arquivo;

- Mínimo de 08 (oito) e o máximo de 16 (dezesseis) páginas;

- Deve incluir na primeira página: Título do Trabalho; Eixo Temático; Resumo e Palavras-chave;

- O resumo deverá conter no máximo 250 palavras;

- Texto escrito em fonte Times New Roman, corpo 12pt com espaçamento simples (entre caracteres e palavras);Folha A4; Texto justificado 

- Artigo deve ser submetido em Word

- Margens – esquerda e superior: 3 cm - direita e inferior: 2 cm.

- Para pesquisas de Jovens Pesquisadores de Iniciação Científica e TCC, os autores devem ser estudantes de graduação (graduandos ou recém graduados nos últimos dois anos) e devem identificar o nome professor orientador em nota de rodapé;

- As citações e referências no corpo do trabalho deverão seguir sistema autor-data e estarem de acordo com as normas da ABNT.

 

2.5- Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

- A contribuição é original e está apresentada em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. Caso contrário, deve-se justificar em "comentários ao editor".

- O artigo possui no máximo quatro autores por trabalho, e não contém a identificação do(s) autor(es), tanto no corpo do texto como nas propriedades do arquivo.

- Estão inclusos na primeira página do artigo:  I. Título do Trabalho;  II. Resumo em língua portuguesa com até 250 palavras; III.- Três a cinco palavras-chave; e, IV. Eixo Temático de interesse.

- O resumo, com no máximo 250 palavras, está informando o contexto do tema, objetivo da pesquisa, o método utilizado, o resultado principal e as considerações finais da pesquisa.

- O texto está em word ou rtf. Escrito em fonte Times New Roman, corpo 12pt com espaçamento simples (entre caracteres e palavras), em folha A4, justificado sem entrada de parágrafo. As margens delimitadas são esquerda e superior: 3 cm - direita e inferior: 2 cm.

- As citações e referências no corpo do trabalho estão adequadas e seguem o sistema autor-data, e estão de acordo com as normas da ABNT.

- OBSERVAÇÃO para JOVENS PESQUISADORES - IC e TCC: Os autores são estudantes de graduação (graduandos ou recém graduados nos últimos dois anos). O professor-orientador deverá ser indicado em nota de rodapé.  

 

 2.6-  A inclusão do trabalho na programação do evento e a publicação nos Anais ficam condicionadas a:

 

  1. a) aprovação do trabalho pela Comissão Científica.
  2. b) apresentação oral do artigo por pelo menos um dos autores nas datas e horários previamente divulgados

 

 2.7 Os trabalhos aprovados para apresentação oral serão divulgados até o dia 15/07/2018 na homepage do evento: www6.unama.br/coloquio/

 

 

 3 AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS

 

 3.1 A Comissão Científica avaliará os trabalhos observando os seguintes pontos:

 

  1. a) vinculação do tema ao eixo temático escolhido;
  2. b) problematização e justificativa apresentadas de forma clara e bem definida;
  3. d) se a conclusão do texto responde adequadamente ao problema e atinge os objetivos propostos;
  4. e) adequação às normas de formatação propostas.

 

4 APRESENTAÇÃO ORAL DOS ARTIGOS

 

4.1 Os grupos e local específico de apresentação serão informados durante o evento;

 

4.2 Serão disponibilizados recursos audiovisuais, como data-shows, para as apresentações;

 

4.3 As apresentações orais dos resumos aprovados pela Comissão Científica terá duração de 15 a 20 minutos por trabalho, devendo haver debate na sequência das apresentações ou, ao final, um debate global. A deliberação sobre o momento do debate competirá ao coordenador da Sessão de Trabalho;

 

4.5 O Certificado de apresentação de trabalho somente será entregue ao(s) autor(es) que efetivamente apresentar(em) o trabalho no evento  A entrega será efetuada ao final da Sessão de apresentação de todos os trabalhos.

 

4.6 É necessária a assinatura (legível) na lista de presença, após a apresentação do trabalho.

 

4.7 Os artigos apresentados no evento serão publicados em formato de Anais em Mídia Eletrônica.

 

 

5 PUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS COMPLETOS

 

5.1 Os coordenadores dos Eixos Temáticos e a Comissão Científica indicarão os melhores artigos do evento para submissão às revistas parceiras do evento para avaliação Fast Track e possível publicação. A Comissão Organizadora será responsável por divulgar a lista dos artigos selecionados

 

5.2 A Comissão Organizadora do CODS e CBG apresentarão aos autores dos artigos selecionados os procedimentos a serem adotados para encaminhamento para as revistas parceiras.

 

5.3 Os autores serão responsáveis pelos ajustes, elaboração da nova versão do manuscrito, se for o caso, e submissão de acordo com as normas de cada revista indicada.

 

5.4 Após a submissão, a publicação dos artigos ocorrerá mediante avaliação e aprovação do Corpo Editorial de cada Revista Científica, sendo que:

  1. a) Uma vez que o trabalho tenha sido DEFERIDO ou INDEFERIDO, não cabem recursos quanto ao resultado e quanto ao reenvio e quanto à exclusão.
  2. b) Trabalhos realizados com seres humanos deverão comprovar terem sido submetidos a um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e ser informado no texto do artigo o número de protocolo de aprovação.
  3. c) Todos os trabalhos deverão estar de acordo com as Normas de Publicação (Diretrizes para autores) de cada revista, disponível no portal das revistas na linha “autor”.

 

  1. CASOS OMISSOS

6.1 Casos omissos neste Edital serão devidamente analisados e resolvidos pela Comissão Organizadora do evento.

 

Belém, 22 de maio de 2018

Comissão Científica

 

15h00 - 21h00
Credenciamento
Local:UNAMA
CEP:67113901
Endereço:Rodovia BR-316 Km 3Número:S/N
Bairro:CoqueiroCidade:AnanindeuaUF:PA
Telefones:Comercial: 
Email: